Selecione o idioma (Select the language)

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vantagens de ter uma casa sustentável







No Brasil a ideia de sustentabilidade é pouco incentivada, raramente vemos uma casa sustentável, no máximo alguns hábitos ecológicos por parte de algumas pessoas. Mas o que muitos não sabem é que ter uma casa sustentável e usar produtos sustentáveis além de ajudar o meio ambiente sai muito mais barato do que do modo convencional. Veja a seguir ideias para economizar e tornar seu lar mais ecológico.


Uso de painel solar




 Quais as vantagens de instalar um painel solar em casa: 


  • Economia de luz, você não precisa mais ver conta de luz na sua vida, nunca mais. Você só paga pelo painel solar e instalação, isso pode te render algumas parcelas mas dentro de um ano será quitado e você verá a economia até o resto de sua vida.
  • Você pode usufruir de eletrônicos sem se preocupar com sua conta de luz.          

  • Você nunca mais precisará comprar gás de cozinha, use apenas fogões elétricos, mais uma economia para a sua casa. 
  • Além de ser bom para o meio ambiente.


Uso de descarga econômica



Olha que maravilha, você tem como vantagens a economia de água, sua conta vai ser muito mais barata, ótima alternativa para quem enfrenta a crise hídrica no país e a crise financeira, já que sai mais em conta para o seu bolso.




Outra alternativa é reutilizar a água da pia para a descarga, também ajudando na economia. Mas as pessoas que gostam de guardar coisas debaixo da pia não vão gostar muito da ideia, por isso achei mais interessante a reutilização da água do chuveiro, mas essa é uma outra alternativa viável.





Quer economizar ainda mais a água na sua casa? Então prefira vasos sanitários com caixa acoplada e válvula de descarga dupla. Os vasos tradicionais gastam uns 12 litros de água, o de caixa acoplada com válvula dupla tem um botão menor que usa apenas 3 litros de água e o botão maior que gasta 6 litros de água. O de 3 litros é para ser usado quando se tem apenas urina e o de 6 litros serve para dejetos sólidos como as fezes. Uma enorme economia de água para a sua família.


Prefira madeira de plástico 



Quais são as vantagens? A madeira plástica é feita de plástico que seria jogado no lixo, evitando a poluição ambiental e não necessita retirar madeira do meio ambiente para a sua produção. Além disso é resistente, nunca irá apodrecer como a madeira comum e é imune a cupim e outras pragas.


Faça alguns móveis com material reciclável



Essa mesinha feita de uma bobina que iria para o lixo, é uma ideia legal para economizar dinheiro ao invés de comprar um móvel.



Um banquinho feito com pallets, por ser feito com garrafa PET ou pneus, não importa. Todas essas formas são econômicas e ajudam o meio ambiente. Ter alguns móveis sustentáveis em casa já ajuda a economizar dinheiro, já que o material usado não tem custo algum e para reformá-lo em casa sairá barato, adote essa ideia.


Use produtos ecológicos na limpeza



Essa bolinha serve para lavar roupas sem utilizar sabão em pó e qual a vantagem dela? Ajuda o meio ambiente pois utiliza tecnologia biodegradável e além disso dura 3 anos. O que você gasta em sabão em pós sai bem mais caro do que usar a bolinha de limpeza, ao longo de um ano você compra várias caixas de sabão em pó e no final você gastou muito dinheiro com ele, sendo que a bolinha dura muito tempo e você comprará outra só a cada 3 anos. Geralmente a crítica para ela é que não deixa as roupas perfumadas, mas para tudo tem uma solução, utilize o amaciante de roupa biodegradável, ele irá amaciar e perfumar sua roupa, assim ela continuará limpa e cheirosa.





Prefira produtos de limpeza biodegradáveis e/ou  naturais. Quais as vantagens? Os produtos naturais ou biodegradáveis não prejudicam o meio ambiente pois se degradam naturalmente e não são tóxicos, também não agridem sua pele ou mucosas, enquanto os industrializados causam muito problema de saúde e agridem o meio ambiente. Confira aqui o nosso post sobre como fazer produtos de limpeza usando materiais naturais. Também existem cursos como este, que te ensinam a fazer vários produtos de limpeza com produtos naturais.
Alguns produtos de limpeza biodegradáveis vendidos no mercado não fazem muita espuma, com o intuito de fazer você usar menos água para removê-lo da superfície, alguns outros são sem enxágue, fazendo com que você não precise usar uma gota de água para retirá-lo do ambiente após limpar. Há diversos tipos no mercado, tem produto para limpar piso e também os antibacterianos para desinfetar e outros para limpeza das mãos, invista neles. 

Gostou das ideias e pretende aplicar todas ou algumas delas? Conte para nós nos comentários. Não se esqueça de curtir a nossa página do facebook para receber as atualizações do blog.


Obs: Os devidos créditos estão nas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário