Selecione o idioma (Select the language)

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Produtos de limpeza feitos com produtos naturais

Produtos para fazer em casa (Foto/Thinkstock)
 (Foto/Thinkstock)


Dia 5 desse mês é o dia mundial do meio ambiente, e como o nosso blog está voltado para reciclagem e tudo relacionado ao meio ambiente, achamos uma ótima ideia mostrar receitas caseiras e práticas que você pode usar no dia a dia para limpar a sua casa sem precisar usar produtos que agridem o meio ambiente.



(foto/ceuma.br)

Quais são as desvantagens de usar produtos químicos comprados no supermercado?  


  • Geralmente contêm ingredientes que poluem o meio ambiente.
  • Custam muito caro.
  • Causam reações alérgicas, problemas respiratórios.
  • Para manuseá-los no geral precisa utilizar luvas e/ou máscara para sua proteção, pois não pode encostar na pele e nem mesmo inalar o produto.
  • Muitos produtos não cumprem o que dizem na embalagem, um desengordurante natural pode ser mais eficiente na remoção de gordura do que a utilização de um produto industrializado que promete a mesma função.

Agora vamos aprender as receitinhas:

Limpa vidros

- 250 ml de água
- 250 ml de vinagre branco
- Essência de sua preferência (opcional)

Limpador multiuso

- 500 ml de água
- 1 colher de sopa de detergente biodegradável (é importante que ele seja biodegradável para não causar problemas ambientais, a ANVISA já obriga os fabricantes a fazerem detergentes biodegradáveis, certifique-se disso antes de comprar)

Desengordurante

- 50% vinagre e 50% de detergente biodegradável, se utilizar 100 ml de vinagre, use 100 ml de detergente, e assim por diante. Tente não fazer tanto produto para não estragar, já que se trata de um produto natural sem conservantes. Pode no momento da limpeza adicionar bicarbonato de sódio, mas não coloque-o dentro da embalagem, pois ele perde a função desengordurante. 

"Outra forma eficiente de retirar gordura de superfícies muito sujas, é polvilhar bicarbonato de sódio na superfície engordurada e em seguida despejar vinagre, deixe por alguns minutos até perceber que está fazendo espuma e a espuma está com a cor da gordura, em seguida é só remover com um pano de limpeza. Já testamos aqui em casa essa última ideia e dá muito certo, desengordura melhor que o próprio detergente." 

Desinfetante

- 250 ml de água 
- 250 ml de álcool - Também se usa partes iguais, use essa quantidade para fazer meio litro de produto.

Tira manchas

- 2 partes de água oxigenada líquida de 10 volumes
- 1 parte de detergente biodegradável
Ou seja, coloque o dobro de água oxigenada para a quantidade que você colocou de detergente. Se usou meio copo de detergente, use um copo de água oxigenada.

Confira o modo de fazer desses produtos, nesse vídeo.

Em um próximo post mostramos outros produtos caseiros para limpeza, desodorizador de ambiente e também repelente para pragas, para não perder os próximos posts siga a nossa página no facebook.

Obs: Os devidos créditos estão abaixo das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário