Selecione o idioma (Select the language)

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Como fazer adubo orgânico em casa

Ao invés de comprar adubo você mesmo pode fazer o seu em casa. Todos os dias são desperdiçados muitos restos alimentares e que vão para o lixo. Veja abaixo como fazer adubo orgânico em casa, o processo é chamado de compostagem.

Saiba como fazer e usar uma composteira caseira
(imagem: ciclovivo.com.br)


  • Escolha do recipiente
Você pode utilizar baldes de tinta, pote de sorvete, caixotes de feira, entre outros. Após escolher o recipiente, você deve fazer furos no fundo.

  • O que não se pode usar na compostagem?
Alimentos com tempero, azeite, sal etc. Fezes, urina e restos de animais, gordura animal, plásticos, papel com tinta, cigarro, etc.

  • O que pode ser utilizado na compostagem?
Quaisquer restos alimentares, verduras, talos de legumes, cascas de frutas.

  • Como fazer a composteira?
-Os restos alimentares devem ser colocados em camadas finas para que o processo de decomposição seja mais rápido. 

-A primeira camada sempre deve ser feita com restos secos, em seguida uma camada de restos de lixo úmido. Molhe com água e repita novamente o processo e termine com os restos secos para evitar que fique com mau cheiro.

-Não se esqueça de deixar um outro balde ou recipiente abaixo da composteira para recolher o chorume (líquido), que em seguida pode ser utilizado como fertilizante para as plantas.

-Deixe esta mistura descansar por 15 dias sem mexer nela, para que a decomposição ocorra. Depois desse período remexa a terra com um garfo de jardinagem

-O adubo demora de 2 a 3 meses para ficar pronto, para saber se já está bom para ser usado, basta verificar se o adubo está com cheiro de terra, tem temperatura ambiente e cor marrom escuro. Caso apresente mau cheiro, cor e temperatura diferentes do citado, deve esperar mais um pouco. 

Esse foi apenas um exemplo de compostagem, caso queira aprender outra técnica e em detalhes, confira esse vídeo e aprenda como fazer. 

 
Uma colher de chá por vaso é uma boa maneira de começar a adubação
(imagem: jardineiro.net)

  • Adubo com casca de ovo
Outra forma de criar um adubo simples é utilizando a casca de ovo. 

  • Como fazer?
-Você deve deixar as cascas secando à sombra (não seque ao sol para não perder nutrientes da casca), depois que juntar pelo menos uma dúzia de cascas, você as colocará dentro de um saco, em seguida quebre-as com as mãos até que fique pequenos pedaços. Depois é só levar os pedacinhos para o liquidificar e triturar até que se torne uma farinha.

-Use uma colher de café para vasos pequenos e duas para vasos maiores, repita o processo uma vez a cada 40 dias. 

Gostou do post? Conte para nós, dê sua sugestão.
Não se esqueça de curtir a nossa página do facebook para receber as atualizações do blog.



Obs: Os devidos créditos estão nas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário