Selecione o idioma (Select the language)

quarta-feira, 30 de março de 2016

Móveis e objetos decorativos que facilitam a limpeza em casa





         
Você sabia que escolhendo os móveis e os bibelôs certos, você se livra de um trabalho maior na faxina da sua casa?

     Muitas pessoas ao escolherem um móvel para sua casa ou um objeto decorativo, acabam dando maior importância para o custo/benefício e beleza. Mas não se dão conta que alguns móveis e objetos dificultam e dão muito mais trabalho de limpar por conta do tipo de material ou revestimento que eles possuem.        

     Está cansada(o) de limpar sua casa por ser trabalhoso? as vezes você pode mudar isso dando uma lida nesse post. Então vamos aos exemplos e dicas:





     O mogno chega a fazer seus olhos brilharem de tão lindo que ele é, tem essa cor intensa e esse brilho que dão um charme na decoração. Mas será que alguém já parou para pensar nas desvantagens desse móvel? Então repare na imagem a seguir:

    


     Está vendo essas marcas, umas manchas brancas? Não é um fantasma calma rsrs, isso são manchas de dedos, costumamos abrir nosso guarda-roupa quase todos os dias e as manchinhas aparecem imediatamente, isso costuma acontecer com móveis de mogno, pois a pintura brilhante de verniz acaba facilitando as marcas de dedos que ficam visíveis e deixam o móvel com cara de sujo e faz perder o brilho.
   
    Por esse motivo, há necessidade de limpar mais de uma vez na semana para deixá-lo impecável, ao meu ver é um móvel trabalhoso por conta disso, e o pó adere com facilidade e aparece facilmente e deixa ele sem brilho também. Outro problema desse móvel é que necessita lustrá-lo para manter o brilho e beleza do móvel e é proibido apoiar copos em cima pois pode manchar e a mancha nunca mais vai sair. Isso não significa que você que ama esse móvel não pode tê-lo, apenas aconselho a ter um só, caso a paixão por ele seja tão grande rsrs. 


As vantagens dos móveis de fórmica




     Esse lindo móvel amarelo e brilhante é feito de um material chamado fórmica, e o que ela tem de bom? Bem, ao contrário do móvel de mogno, esse não deixa marcas de dedos, que deixa o móvel com cara de ensebado e sujo, também não pega tanto pó e o pó não fica tão aparente. Tendo como vantagem a não necessidade de limpar mais do que uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do local onde ele fica localizado, porque pode aderir mais ou menos poeira.




       O material em fórmica também é muito utilizado em carteiras escolares, pelo motivo de ser facilmente limpável com álcool, não precisa lustrar, não fica com mancha de dedos e se risca com alguma coisa é bem mais fácil de remover do que em outros materiais. Existe fórmica fosca, brilhosa, colorida e neutra. Então é preferível usar móveis nesse material se você quiser menos trabalho durante a faxina.


As vantagens e desvantagens dos móveis em vidro



       Móveis em vidro são muito bonitos pela transparência, mas tem algumas desvantagens, ele pode lascar, quebrar ou arranhar; a poeira aparece facilmente; marcas de dedos podem ensebar o vidro dificultando a limpeza. As vantagens é que para limpar basta um pano com álcool, não mancha quando coloca um copo com água em cima, então pode apoiar objetos; e ele não precisa lustrar como os móveis de madeira, somente tirar o pó e limpar com o álcool. 

      Apesar de algumas desvantagens, a limpeza é mais rápida e menos cansativa, mas o conselho é posicioná-lo em uma parte da casa que não fique próximo a portas e janelas, assim não vai aderir muito pó e não precisará limpar várias vezes por semana, fazendo com que a faxina possa ser semanal ou quinzenal. 


Móveis de MDF/Compensados




      Esses móveis da imagem acima são os ideais e mais usados nos cômodos de luxo como podem perceber. E essa ideia é proposital, fazem a decoração não só para embelezar o ambiente mas para torná-lo mais pratico na limpeza, note que também há poucos objetos decorativos em cada cômodo, pois menos é mais e quanto mais objetos mais trabalho para limpar cada um. E os materiais dos objetos que foram utilizados também são a peça chave da limpeza.


E é sobre os objetos/bibelôs que vamos falar agora



       Os objetos decorativos também chamados de bibelôs, podem facilitar ou dificultar a sua vida dependendo do material que eles são feitos. 


Quadros, por que tê-los em casa?




     Além de belíssimos na decoração, também são um grande aliado na hora da limpeza. Aqui em casa tem vários quadros e é incrível como não pega pó, raramente precisa limpar, sério mesmo, até eu me surpreendo, invista mais em quadros e tire pó apenas uma vez ao mês ou quando for necessário. E o melhor é que não precisa lustrar ou usar algum tipo de produto, sua manutenção é muito prática.


Gesso, pedra sabão, porcelana e cerâmica, são uma ótima escolha 








    Aqui em casa tem um pouco de cada um desses objetos nesses materiais e eu noto que são os melhores, me dão bem menos trabalho para limpar, facilita muito. 
    
    O motivo é que esses materiais devido a sua superfície não adere pó com tanta frequência, limpar quinzenalmente é o suficiente ou dependendo da necessidade. Os objetos em cerâmica e porcelana para manter o brilho você pode passar um pano com álcool uma vez ao mês.   




     Ele pode manchar um pouco se colocar o dedo e a poeira aparece mais facilmente, portanto coloque-o em um local onde não fique tão sujeito a pegar pó, mas como vantagem a limpeza dele é bem fácil e o objeto não perde a qualidade com o tempo. Aqui em casa tem e a limpeza com um pano com álcool já é o suficiente. 






        Prefira os objetos em madeira que são pintados ou envernizados, evite os objetos sem esse acabamento, pois pode grudar muita poeira e a superfície da madeira sem pintura ou verniz é áspera e dificulta para limpar e ainda pode manchar de sujeira. Alguns objetos de madeira precisam lustrar quando são envernizados, mas os pintados não tem esse problema e pela superfície lisa fica mais fácil de não aderir pó. 
  




     São lindos mas também são um problema, a prata, assim como objetos em cobre e latão, acaba escurecendo em pouco tempo e precisa de uma manutenção mais frequente. Precisa limpar com produto próprio para a prata e ainda lustrar com pano seco para manter o brilho. Esse eu não aconselho que tenha em casa, aja paciência para mantê-lo rsrs. 




     Esses também encantam muita gente pela delicadeza e beleza que trazem ao ambiente, são muito fofos mas te darão trabalho na faxina. O pó adere demais em tecidos, além de sujar o tecido.

    Você não tem como lavar um vasinho com essas flores de tecido, mesmo limpando com um pano úmido e detergente neutro, o tecido pode embolorar com o tempo devido a umidade no objeto, teria que manter ele secando a céu aberto antes de colocá-lo novamente no seu devido lugar. 

   É preferível não escolher um desses na sua decoração, se não resistir tenha apenas um só.





     Aqui em casa tem vários desses enfeites de resina e eu diria que esse é um dos piores materiais de bibelôs para se ter em casa. Esses enfeites de resina são lindos, mas adere muito pó, a superfície é porosa e o pó adere em algumas partes e não sai só limpando com flanela.

     Vai ficando sujo com o tempo e por isso a necessidade de lavar pela sujidade tão frequente e que permanece entre as frestas do objeto e com isso a tintura vai se desgastando ao longo dos anos. Se cair no chão lasca ou quebra de vez.

    Se você tem um desses em casa, aí vai uma dica que costumo usar aqui em casa. Lave-os a cada 6 meses com umas gotas de detergente neutro e água, utilize uma escova de dentes velha para passar essa mistura sobre a peça, esse é o único jeito de remover a sujeira que impregna nas frestas. 

    Mas é importante não esfregar com força para não danificar a pintura, mas mesmo assim com o tempo ela se desgasta, por isso a lavagem deve ser feita só duas vezes ao ano, após lavar deixe secando na sombra e pronto. 

                

     As ideias que coloquei nesse post tem base na minha experiência com a faxina em casa, tenho esses objetos e fui observando os mais trabalhosos e os melhores, pode ser que tenha variação de resultados de acordo com o local onde o objeto permanece, que pode estar mais sujeito ou não ao pó. E também devido a qualidade do objeto/móvel utilizado.

Espero que tenham gostado, compartilhem, comentem e sigam a página do blog!


OBS: Algumas imagens foram retiradas da internet, os devidos créditos estão nas imagens. As imagens sem créditos pertencem aos autores do blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário